Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Programa Espaço Infantil Noturno é proposto para responsáveis que precisem de local para deixar suas crianças

Programa Espaço Infantil Noturno é proposto para responsáveis que precisem de local para deixar suas crianças

por Guilherme Machado publicado 28/05/2019 16h34, última modificação 28/05/2019 16h34
Programa Espaço Infantil Noturno é proposto para responsáveis que precisem de local para deixar suas crianças

Foto: Alberto Maia

As mães ou familiares que precisarem de local para deixar seus bebês e crianças para trabalhar ou estudar durante a noite poderão contar com vagas disponíveis nas creches, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e espaços infantis da rede municipal de ensino por meio do Programa Espaço Infantil Noturno. A proposta (nº 2019/214) é da vereadora Sabrina Garcez (sem partido). 

No espaço infantil noturno, os pequenos contarão com espaço para o desenvolvimento de atividades lúdicas e cuidados adequados a cada período de desenvolvimento infantil e às necessidades da criança com deficiência. 

O programa contempla crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses incompletos. Aquelas em idade escolar deverão estar matriculadas no ensino regular, de manhã ou à tarde, para poderem participar do programa. 

Para Sabrina, o programa vai ajudar a diminuir a evasão escolar e melhorar a atenção do poder público à primeira infância. “Sabe-se que um dos principais motivos de evasão escolar está relacionado ao grande contingente de mães e pais na juventude que não têm a possibilidade de conciliar o ensino noturno com o cuidado dos filhos. Também é conhecida a existência de espaços informais, e privados, de cuidado dos filhos destes dois grupos, principalmente nas áreas mais vulnerabilizadas da cidade. Em geral, eles são as residências de outros moradores, que não possuem qualquer suporte ou fiscalização sobre a atividade por parte do poder público. As crianças podem estar em condições de vulnerabilidade social ficando nesses locais ou sob a guarda de outras crianças de idade um pouco maior em casa, ou até mesmo tendo que acompanhar seus responsáveis no trabalho”, explica a vereadora.