Programa para vacinação nas escolas é proposto em projeto
Texto elaborado pela estagiária Ingrid Raquel
Está em tramitação na Câmara Municipal de Goiânia, o projeto de lei n° 2019/00258 de autoria do vereador Emilson Pereira (Podemos), que sugere a instituição do Programa Vacina na Escola, para alunos da educação infantil e ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Município.
“O objetivo da proposta é intensificar as ações de vacinação, inclusive em campanhas e elevar a cobertura da população vacinada”, explica o parlamentar. “É cada vez mais importante que as pessoas sejam orientadas e não há espaço mais adequado para que isso ocorra, que o ambiente escolar”.
Ficará sob responsabilidade da instituição de ensino enviar aos pais ou responsáveis de todos os alunos, com no mínimo cinco dias de antecedência, um comunicado solicitando que os estudantes levem o cartão de vacina na data estipulada.
De acordo com a matéria, serão vacinadas todas as crianças que portarem carteira de vacinação, havendo atraso ou oportunidade de imunização. Os alunos que não apresentarem o cartão de vacina ou documento médico, deverão ser devidamente registrados junto à equipe; seus pais ou responsáveis legais terão que comparecer ao centro de saúde para verificarem a situação da criança. Aqueles cujo cartão contenha vacinas em atraso, receberão a dose em questão durante a visita na escola.
Para que seja executado o programa unidades básicas de saúde deverão entrar em contato com as escolas situadas em sua região, onde se formalizará o agendamento da data em que a equipe de saúde visitará a escola. Caberá a unidade de saúde responsável pela vacinação, divulgar as datas e horários da execução da medida.