Programa Primeiro Parlamento: Cristina quer que estudantes vivenciem experiência do Poder Legislativo
Instituir, na Câmara de Goiânia, o Programa Primeiro Parlamento, nos mesmos moldes do Programa Parlamento Jovem Brasileiro, realizado anualmente, e já existente na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. A proposta é da vereadora Cristina Lopes (PSDB) e está em tramitação na Casa, tendo como público alvo alunos do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e Médio de escolas públicas e particulares da Capital.
“O objetivo é possibilitar aos estudantes a vivência do processo democrático mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, em que eles tomam posse e atuam como vereadores”, explica Cristina. Segundo ela, em Brasília, a primeira edição do programa ocorreu em 2004. Até 2017, houve a participação de 1002 jovens parlamentares estudantes do Ensino Médio.
“Mais que isso, milhares de estudantes e professores, em todos os Estados, se mobilizaram para trabalhar o programa em sala de aula, possibilitando que esse aprendizado se multiplicasse”, argumenta a vereadora. “São resultados e valores que podem ser facilmente observados, que queremos reproduzir aqui, em nível municipal”, acrescenta.
De acordo com a matéria, a participação das escolas no Programa Primeiro Parlamento será por livre adesão, deverá respeitar critérios eliminatórios e de rotatividade definidos em edital de convocação. As unidades participantes serão divididas entre as cinco regionais de ensino da Secretaria Municipal de Educação – cada regional contemplará até sete escolas, elegendo pelo menos um primeiro vereador.
Os principais objetivos do Programa Primeiro Parlamento são:
1) Estimular a participação política de crianças e jovens;
2) Propiciar aos estudantes momentos de reflexão;
3) Aprofundar o entendimento sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e a importância do exercício da cidadania em uma sociedade democrática.