Programação insere Goiânia em movimento nacional de ativismo pelos direitos das mulheres
Uma série de atividades de promoção dos direitos das mulheres e de combate à violência de gênero será realizada, no fim deste mês e começo de dezembro, pelo mandato da vereadora Aava Santiago (PSDB), em parceria com a Ouvidoria da Mulher e a Escola do Legislativo da Câmara de Goiânia, Est Comedoria e Coletivo Três Janelas. Trata-se da ação local “Volta a Goiânia em 21 dias – pelo fim da violência contra a mulher”, de adesão a um movimento nacional de 21 dias de ativismo em favor das mulheres e dos direitos humanos.
“Desenvolvemos uma programação que busca circular nos quatro cantos da cidade, com uma agenda de compromissos no enfrentamento às violências contra a mulher e na promoção dos direitos humanos. Para isso, contaremos com atividades de fortalecimento econômico de mulheres, até atividades reflexivas com homens. Para que essas várias atividades sejam possíveis, temos parceiros do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor. Todos eles convergem para uma mesma direção, que é tornar Goiânia mais acolhedora para mulheres e mais comprometida com a luta por direitos”, explica Aava.
Programação
Roda de leitura com escritoras negras e oficina de percussão
Nesta quarta-feira (24 de novembro) serão realizadas oficina de percussão e roda de leitura com escritoras negras, no Colégio Estadual Juvenal José Pedroso, na Vila Pedroso. As atividades são voltadas aos estudantes da unidade. Na oficina, eles irão confeccionar os próprios instrumentos com material reciclável e organizar uma apresentação.
Parada pela Erradicação da Violência Obstétrica
No dia 28, está prevista a Parada pela Erradicação da Violência Obstétrica, que caracteriza qualquer tipo de abuso ou opressão sofrido por mulheres ou homens trans gestantes, quando procuram o sistema de saúde no momento do parto. O ato, que busca conscientizar sobre o tema, será realizado no Parque Vaca Brava, no Setor Bueno, às 16h20.
O evento integra a Semana de Erradicação da Violência Obstétrica, que será realizada em Goiânia, entre 27 de novembro e 4 de dezembro. A partir de uma série de ações, o objetivo é reunir especialistas, ativistas e vítimas para conscientizar a população sobre como identificar, prevenir e combater a violência obstétrica.
Feira "Compre de uma Mulher"
Estão abertas inscrições para a Feira “Compre de uma Mulher”, que será realizada no dia 5 de dezembro, no bistrô Est Comedoria, no Setor Universitário. As mães empreendedoras podem se candidatar pelo instagram da vereadora Aava Santiago (@aavasantiago) a expor seus produtos no evento Ao todo, serão 12 vagas. A feira será das 13h às 20h. No dia, está prevista uma programação especial no bistrô, com coquetel, apresentação de artistas locais, dj e workshop. A entrada é um quilo de alimento não-perecível.
Mobilização de homens pelo fim da violência contra mulheres
No dia 6, está prevista distribuição da cartilha “Aliados no combate à violência contra a mulher”, tendo homens como público-alvo.
Defesa pessoal e prevenção da violência
No dia 11, será oferecido o curso "Defesa pessoal e autoconhecimento corporal para mulheres", às 10h, na Academia Gracie Barra Jardim América. Terá investimento de R$ 15. O valor arrecadado será destinado à Campanha Mães na Cidade, que distribui kits de alimentação e higiene a mães em situação de vulnerabilidade, assistidas pela Patrulha Mulher Mais Segura, da Guarda Civil Metropolitana.
Homenagem às doulas
No dia 17, será realizada sessão especial na Câmara em comemoração ao Dia Nacional da Doula, a partir das 9h. Doula é a profissional que acompanha a gestante na gravidez, no parto e no pós-parto.
A programação inclui ainda eventos-surpresa que serão divulgados na véspera, por meio das redes sociais da vereadora Aava Santiago e da Ouvidoria da Mulher.
*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora