Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto altera lei para dar mais segurança ao pedestre que atravessa vias públicas

Projeto altera lei para dar mais segurança ao pedestre que atravessa vias públicas

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 20/11/2019 12h32, última modificação 20/11/2019 12h32

Projeto de lei (079/2018), de autoria do vereador Anderson Sales-Bokão, DC, aprovado em segunda e última votação na sessão de hoje (20) da Câmara altera dispositivo da Lei 8.644, de 2008, que institui na capital o Estatuto do Pedestre. O projeto agora irá para a sanção ou veto do prefeito Iris Resende, MDB, mas o vereador disse que vai se avistar com o chefe do Executivo municipal "para convencê-lo a publicar essa mudança na Lei que é fundamental para a proteção e segurança do pedestre goianiense".

"Na verdade", explica Anderson Sales Bokão, "nossa propositura avança um pouco na legislação em vigor, ao propor que o pedestre deve atravessar em trajetória perpendicular as vias públicas e não utilizar, de forma alguma, aparelho celular nessa travessia. Outra inovação é ele permanecer e andar nas calçadas e atravessar as vias nas faixas destinadas aos pedestres".

MEDIDAS

O vereador lembra que a Lei 8,044, que criou o Estatuto do Pedestre. "Ela estabelece, por exemplo, amplos direitos e deveres dos pedestres em Goiânia, como também preocupa com calçadas limpas, conservadas, pisos antiderrapantes, livres de obstáculos, faixas seletivas, entre outros avanços. Mas nossa proposta quer dar mais clareza à lei atual.Por exemplo, obrigar o pedestre a atravessar a faixa quando estiver em até 50 metros de distância. Mas queremos que o pedestre fique atento ao atravessar um via pública não deve utilizar o celular porque isso pode ser perigoso, ou mesmo fatal".

Anderson Bokão cita ainda pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia que apurou em mais de 60% dos pedestres tinham o hábito de usar celular no trânsito e mais de 70% admitiram atravessar as vias de maneira distraída, com seus smartphones. Então, proibir o uso de celular durante a travessia de uma rua ou avenida é uma importante medida na prevenção de acidentes fatais".