Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto aprovado exige que escolas ofereçam pelo menos um alimento livre de glúten

Projeto aprovado exige que escolas ofereçam pelo menos um alimento livre de glúten

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 28/03/2018 12h40, última modificação 28/03/2018 18h10

Em segunda e última votação, a Câmara aprovou hoje (28) o projeto do vereador Anderson Sales-Bokão, PSDC, que torna obrigatório as cantinas e lanchonetes que funcionam nas escolas da rede particular de ensino o fornecimento de pelo menos uma opção de alimentos livres de glúten.

O projeto foi aprovado por unanimidade do plenário, elogiado por vários vereadores, será agora encaminhado ao prefeito Iris Rezende, MDB, para sanção ou veto.

O estabelecimento que desobedecer as disposições legais, segundo o projeto, será multado em R$ 500,00, valor que pode ser dobrado em caso de reincidência. A multa, porém, será atualizada anualmente com base na variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Ao justificar sua propositura, Anderson Bokão enfatiza que facilitar o acesso dos portadores de doença celíaca à alimentação segura é um necessidade social e médica. "A doença celíaca é autoimune e causada pela intolerância ao glúten. No Brasil, por exemplo, ela atinge 1 pessoa entre 681, o que confirma sua condição comum no País. Ademais, a ingestão de alimentos com glúten pelos portadores da doença celíaca pode causar anemia, artrites, constipação intestinal refratária, esterilidade, aborto, úlcera, perda de peso, miopatia, dentre outras", garantiu.

O vereador lembra ainda que o glúten é uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como pães, bolos, biscoitos, cervejas e doces. Ele lembra igualmente que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhece que os municípios podem legislarem na defesa da saúde dos seus munícipes.

"Portanto, a disponibilização de alimentos sem glúten nas escolas é uma medida indispensável. É o que propõe meu projeto aprovado por esta Casa", concluiu