Projeto aprovado na CCJ prevê vagas exclusivas para portadores de TEA
Matéria do vereador Sandes Jr. (MDB) que trata de vagas exclusivas para portadores de Transtorno do espectro Autista (TEA) em estabelecimentos públicos e privados foi aprovada hoje, 29, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
De acordo com o projeto os estabelecimentos privados que deverão mantém tais vagas são os supermercados, bancos, bares, farmácias, restaurantes, lojas em geral e similares.
A matéria prevê as seguintes penalidades para o descumprimento da lei, tais como advertência por escrito na primeira autuação e suspensão do alvará de licenciamento para o estabelecimento na terceira constatação, até o cumprimento desta lei e multa de 30 UVFG (Unidade de Valor Fiscal de Goiânia).
Sandes Jr. propõe que a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Goiânia, regulamente a matéria, e promova a respectiva fiscalização e suspensão do alvará de licenciamento para os que descumprirem a medida.
“O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presente desde o nascimento ou começo da infância e é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamentos restritivos e repetitivos”, explica o vereador adicionando que “ambientes com acessibilidade, educação inclusiva, programas de suporte e a inclusão no mercado de trabalho tem contribuído substancialmente para a melhora da qualidade de vida desta população”.