Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovada transferência da administração do Mercado da 74 para a Secult

Aprovada transferência da administração do Mercado da 74 para a Secult

por Patrícia Drummond publicado 03/04/2019 15h40, última modificação 04/04/2019 08h10
Aprovada transferência da administração do Mercado da 74 para a Secult

Foto: Marina Alice

Foi aprovado nesta quarta-feira, 3 de abril, na Câmara de Goiânia, em segunda e última votação, o Projeto de Lei Complementar nº 2018/040, de autoria do vereador Anselmo Pereira (PSDB), que passa para a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) a administração e a manutenção do cadastro atualizado dos permissionários do Centro Cultural Mercado Popular da 74. Atualmente, as atribuições estão a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), que responde por todos os mercados municipais instalados na Capital.

Recebemos do presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Municipal Bairro Popular de Goiânia (Aspermerbapo), o permissionário Washington Alves Martins, ofício em que nos empresta total e irrestrito apoio a esta iniciativa, confirmando ser este projeto, de transferência para a competência gerencial da Secult, a melhor alternativa para todas as partes”, destaca Anselmo.

Recebemos, ainda, uma apropriada manifestação do músico e gerente de Musicalidade, Fausto Noleto, em que expõe pertinentes motivos que servem de base para esta oportuna mudança de gestão, incluindo a melhoria das atividades culturais patrocinadas pela Prefeitura de Goiânia no local, o que valorizará o crescimento cultural de nossa gente, sobretudo com o apoio aos nossos artistas. Tudo isso, proporcionado por meio desta Lei”, acrescenta o vereador.

Anselmo lembra que o Centro Cultural Mercado Popular da 74 tornou-se uma grande referência na Capital, principalmente após a reforma do estabelecimento, ocorrida em 2006, com a realização da edição anual da Casa Cor Goiás. “Os antigos feirantes deixaram de ali comercializar suas frutas e verduras e o salão se transformou em lugar de apresentação tradicional de músicos, em seus diversos estilos, contratados pela Secult a partir de 2014”, recorda. “Os permissionários remanescentes, então, se organizaram em uma associação, oferecendo aos frequentadores das atividades culturais alimentos típicos da gastronomia goiana, o que transformou o Mercado da 74 em uma referência cultural não apenas para os habitantes da nossa cidade, mas também para os turistas”, argumenta o autor da proposta.

Mais cultura

Em outra iniciativa, Anselmo Pereira teve aprovado, também em segunda e última votação, nesta quarta-feira, 3, o Projeto de Lei nº 2018/280, que declara de Utilidade Pública a Associação Grupo Vozes e Violão Flores do Cerrado. A entidade está sediada no Conjunto Caiçara e, segundo o vereador, todos os cargos eletivos de sua diretoria são exercidos de forma voluntária.

Conforme seu estatuto, a Associação Grupo Vozes e Violão Flores do Cerrado “tem por finalidade principal o desenvolvimento de atividade educacional de música, de dança e de teatro, visando o aprimoramento e divulgação destas expressões culturais”.