Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto autoriza disponibilização de soro antiofídico em unidades de pronto atendimento

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 26/04/2022 11h35, última modificação 26/04/2022 14h58

Em Sessão Ordinária nesta terça-feira (26), a Câmara de Goiânia aprovou, em segunda e última votação, projeto de lei que autoriza a Prefeitura a disponibilizar soro antiofídico e outros imunobiológicos em unidades de pronto atendimento do município.

De autoria do vereador Sandes Júnior (Progressistas), a proposta visa abastecer unidades de pronto atendimento de urgência e emergência da Rede Municipal de Saúde com soro antiofídico e outros imunobiológicos – como antiaracnídeo e antiescorpiônico. Os medicamentos são necessários para o socorro às vítimas de mordeduras ou picadas de animais e insetos peçonhentos.

Segundo o projeto, a responsabilidade pela distribuição e manutenção dos estoques de soros e outros imunobiológicos será da Secretaria Municipal de Saúde.

Com aprovação na Câmara, o autógrafo de lei será encaminhado pelo presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (Patriota), para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

Casos

De acordo com o autor da proposta, acidentes envolvendo envenenamento por escorpiões acontecem com frequência em Goiás. "Por exemplo, dados levantados pela Secretaria Estadual de Saúde indicaram que, somente em 2019, foram mais de quatro mil casos no estado. Logo, é fundamental que se tenham atenção e medidas de proteção contra essa ameaça. Quanto antes a pessoa mordida ou picada por animais ou insetos peçonhentos for atendida, maiores são as chances de sobrevivência", justifica o parlamentar.