Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto autoriza Paço a criar central de empregos para pessoas com deficiência

Projeto autoriza Paço a criar central de empregos para pessoas com deficiência

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 10/08/2017 12h05, última modificação 10/08/2017 12h05

Em segunda e última votação, o plenário da Câmara aprovou hoje (10) o projeto de lei da vereadora Cristina Lopes (PSDB) que autoriza o prefeito a criar uma central de empregos destinada às pessoas com deficiência. Segundo ela, o projeto terá como objetivo principal encaminhar essas pessoas ao mercado de trabalho. O projeto agora vai à apreciação do Prefeito Iris Rezende, PMDB, para sanção ou veto.

A vereadora, ao justificar seu projeto, ressalta "sua enorme importância social", explicando que essa Central virá preencher um vácuo, "pois será uma ferramenta para assegurar a pessoa com algum tipo de deficiência o direito básico de acesso ao mercado de trabalho".

Cristina Lopes lembra que muitas empresas possuem vagas que poderiam ser ocupadas por um deficiente. Mas, frisou, não existe um elo entre esses setores e o deficiente, especialmente no que diz respeito a informações sobre esse mercado. Outro ponto que ela destaca como fundamental é que a Central será um importante mecanismo de inclusão social, "assegurando autonomia e independência ao trabalhador com deficiência".

APOIO

A vereadora tucana diz que instituições ligadas aos deficientes, como Apae, Instituto Pestalozzi e Associação dos Surdos, por exemplo, juntamente com a OAB-GO, vão tratar do assunto com o Prefeito Iris Rezende. "Vamos solicitar a ele a sanção do projeto, para que a nova Lei seja criada. Ademais, o projeto autoriza a criação da Central, o que, fatalmente, não deve criar obstáculos para sua sanção pelo Prefeito", concluiu.