Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto autoriza parceria para uso de bicicletas compartilhadas na coleta de lixo reciclável

por Guilherme Machado publicado 05/02/2020 17h49, última modificação 05/02/2020 17h49

Tramita na Câmara Municipal de Goiânia o projeto de lei n° 6/2020, de autoria da vereadora Tatiana Lemos (PCdoB), que prevê a realização de parcerias público-privadas entre a prefeitura e cooperativas de reciclagem. O objetivo da proposta é permitir aos catadores a execução do serviço usando bicicletas de cargas, bem como a troca dos animais de carga por bicicletas, a fim de garantir proteção aos animais que fazem esse tipo de serviço.

“Buscamos dar maior dignidade às pessoas que executam esse trabalho tão relevante para o meio ambiente”, destaca a vereadora. “Além disso, o uso das bicicletas poderá substituir, progressivamente, os animais de carga que ainda circulam pelas ruas da capital. O emprego desses animais para tal finalidade é um dos atos de maior crueldade, posto que é exaustivo e desgastante”.

De acordo com a matéria, por meio do convênio, a prefeitura poderá implementar o serviço fazendo uma cessão de uso de bicicletas públicas ou fornecidas por meio de parceria público-privada, dotados de um sistema de carrinho de engate com recipiente para captação de carga de resíduos recicláveis.

Para a execução da proposta, os trabalhadores interessados deverão estar cadastrados junto às cooperativas de reciclagem e, no caso da troca do uso de animais, junto à Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA).

Texto produzido pela estagiária Ingrid Raquel