Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto cria bolsões de proteção para motociclistas e ciclistas

Projeto cria bolsões de proteção para motociclistas e ciclistas

por joana — publicado 23/03/2017 14h20, última modificação 23/03/2017 17h28

Está tramitando na Câmara Municipal de Goiânia Projeto de Lei que cria bolsões de proteção para motos e bicicletas nas principais ruas que têm semáforos na capital. Autor da proposta, o vereador Alysson Lima (PRB) explica que o objetivo desses bolsões é criar um espaço livre demarcado antes da faixa de retenção, exclusivo para que motociclistas e ciclistas se posicionem à frente dos demais veículos automotores enquanto aguardam a liberação do semáforo para transitar. A reserva será feita a partir da sinalização do trecho exclusivo para ônibus, ocupando duas das três faixas de rolamento existentes. Já o espaço do corredor ficará preservado, caso a matéria seja aprovada.

Esses bolsões, de acordo com a proposta, funcionariam em caráter de experiência em algumas das principais avenidas da cidade: 85, Assis Chateaubriand, Castelo Branco e Mutirão. Em Porto Alegre e São Paulo, o sistema foi implantado com sucesso resultando na redução de acidentes e proporcionando mais tranquilidade no trânsito.

Do ano passado para cá já foram registrados pelos bombeiros mais de 20 (vinte) mil acidentes de trânsito em Goiânia, envolvendo motociclistas. A corporação só atende ocorrências de acidentes sem vítimas. Contudo, é preocupante a quantidade de mortes envolvendo motociclistas e ciclistas. Segundo Alysson Lima, para conter essa violência no trânsito é preciso, com a aprovação do projeto, que os motoristas respeitem a medida.