Projeto cria Campanha de Conscientização sobre Segurança Digital para estudantes do ensino fundamental
O vereador Leandro Sena (sem partido) apresentou, na Câmara de Goiânia, projeto de lei (PL 401/2023) para instituir, no âmbito da educação fundamental do Município, a Campanha de Conscientização sobre Segurança Digital. A matéria aguarda parecer da Procuradoria da Casa, para depois seguir à análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
De acordo com a proposta, os objetivos consistem no exame minucioso, pelos estudantes, do impacto da tecnologia em atividades cotidianas; no aprendizado do conceito de cibercidadania; e no estímulo à criticidade dos alunos sobre relações sociais em ambientes digitais.
Ainda segundo o texto, a campanha conscientizará sobre:
- riscos em ambientes digitais – abuso sexual virtual, cyberbullying, vazamento de dados pessoais, entre outras ameaças;
- riscos à saúde física e psicológica – cibridismo, nomofobia e Lesão por Esforço Repetitivo (LER), decorrentes de mau uso de tecnologias digitais.
Para realizar a campanha, o Executivo deverá "buscar interdisciplinaridade, transversalidade e contextualização nas aulas ministradas, tendo como pano de fundo a discussão dos temas recomendados pela coordenação”.