Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto cria, em Goiânia, Programa Tênis de Mesa para Todos

Projeto cria, em Goiânia, Programa Tênis de Mesa para Todos

por Patrícia Drummond publicado 10/03/2022 15h55, última modificação 10/03/2022 16h03
Projeto cria, em Goiânia, Programa Tênis de Mesa para Todos

Foto: Fabiano Araújo

Implantação de mesas de concreto ou cimento, pré-moldadas, com vistas à prática de Tênis de Mesa, nas praças, escolas e áreas públicas da capital. É o que estabelece o Projeto de Lei número 49/2022, de autoria do vereador Willian Veloso (PL), apresentado nesta quarta-feira (9), em Plenário, e já em tramitação na Casa.

A proposta do parlamentar é instituir, em Goiânia, o Programa Tênis de Mesa para Todos. “A presente proposição justifica-se sob aspectos fisiológicos e motores do indivíduo, uma vez que o Esporte tem a competência de desenvolver habilidades sociais e valores de cooperação e respeito às diferenças”, destaca Willian Veloso. “Além disso, é fonte de aprendizado na convivência com conquistas e frustrações e proporciona ao indivíduo conhecer seus limites e suas potencialidades”, acrescenta.

INTERAÇÃO E OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS

O vereador lembra que, em vários lugares do mundo, praças públicas são cada vez mais ocupadas por mesas de concreto de Tênis de Mesa, oferecendo à população a prática de um esporte olímpico saudável, responsável por desenvolver o raciocínio, a concentração e promover interação. “Em Pequim, por exemplo, na China, existe uma pequena praça com cinco mesas que vivem cheias. Foi por meio de um plano de massificação barato e viável que o país popularizou a modalidade, transformando-a em seu esporte número um”, aponta. Outro local citado por ele é Londres, em projeto que conta com a parceria de uma instituição de caridade de Artes e a Associação de Tênis de Mesa da Inglaterra, cujo objetivo é, por meio da modalidade, ocupar os espaços públicos, tornando-os mais atraentes.

De acordo com o projeto assinado por Willian Veloso, as mesas de concreto e cimento, pré-moldadas, poderão ser disponibilizadas com recursos da Administração Pública Municipal por meio de suas Secretarias, Agências e Empresas, com dotação orçamentária própria, ou então, por meio de doação de pessoas jurídicas de direito privado, legalmente constituídas no Município de Goiânia. Nesse caso, diz a matéria, será permitida a publicidade e propaganda destacada no tampo da mesa, obedecendo a critérios no que diz respeito à forma e ao conteúdo, e somente após aprovação do Poder Executivo.