Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto cria política de fomento ao ensino de robótica nas escolas

Projeto cria política de fomento ao ensino de robótica nas escolas

por Quezia de Alcântara publicado 10/10/2024 09h55, última modificação 10/10/2024 13h06
Vereador Marcos Antônio (PDT), autor da iniciativa, propõe estudo da robótica como modalidade extracurricular na Rede Municipal de Ensino

O vereador Marcos Antônio (PDT) apresentou, em Plenário, projeto de lei (PL 274/2024) para criação do Programa "Fomento à Robótica Educacional" – política pública de incentivo ao estudo da robótica na Rede Municipal de Ensino.

Segundo a proposta, a Secretaria Municipal de Educação deverá promover iniciativas para tornar as escolas aptas ao desenvolvimento do estudo da robótica como modalidade extracurricular opcional, sujeita à participação voluntária dos alunos. Para capacitação das escolas participantes do programa, o Município poderá estabelecer parcerias com o Sistema S e com instituições privadas.

“A robótica educacional apresenta grande impacto no desenvolvimento de importantes habilidades, como o pensamento lógico. Ele ajuda a entender e a aplicar processos na resolução de problemas, ao encontrar soluções eficientes para desafios, além de influenciar no pensamento crítico e analítico para avaliar ideias e argumentos, bem como comunicá-los de forma clara”, argumenta o vereador.

“Outro ponto crucial da robótica como ferramenta educacional é a necessidade de inovar e de criar soluções únicas, trabalhando a criatividade dos estudantes e os adaptando a atividades em conjunto com outros alunos, colaborando sempre para relações em equipe, padrões comportamentais da evolução social, como tendência do mundo a tornar-se cada vez mais integrado”, completa.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).