Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de Cida Garcêz prioriza atendimento sem agendamento na área de saúde

Projeto de Cida Garcêz prioriza atendimento sem agendamento na área de saúde

por joana — publicado 27/10/2016 11h14, última modificação 27/10/2016 11h14

Durante a sessão ordinária de hoje, dia 27, na Câmara Municipal de Goiânia, a vereadora Cida Garcêz ( PMN) apresentou dois projetos na área de saúde.

O primeiro obriga as academias de musculação e similares a realizarem palestras sobre o uso de anabolizantes. A matéria estabelece que o aluno deverá receber no ato da matrícula uma cartilha elaborada por profissional de educação física, alertando para os malefícios da utilização de esteróides anabolizantes, juntamente com a convocação para a participação da palestra.

Já o segundo projeto dispõe sobre a autonomia das unidades de saúde para atendimento as pacientes. Assim, ficam liberadas para atendimento a pacientes recebidos, independente de agendamento prévio em sistema eletrônico ou site, as unidades de saúde públicas de Goiânia, sejam elas de pronto atendimento ou hospitalares, respeitando-se nestes casos, a ordem de chegada do paciente ao local, bem como a avaliação da doença/enfermidade ante o nível de complexidade.

De acordo com a vereadora, sua proposta possibilitará “ que os pacientes sejam atendidos em todas as unidades de saúde, sem a necessidade de agendar hora e dia, através do site de regulação. São muitas as dificuldades de deslocamento e os constantes transtornos para cada cidadão em se dirigir de um lado para outro em nossa cidade, agravam ainda mais a situação dos doentes. Em momentos de desespero, pacientes se dirigem a certas unidades de saúde próximas à sua residência e descobrem que sua doença está inserida num contexto burocrático de regulação, um sistema falho”.

“Quero lembrar que doença não espera. Ela vem e atinge qualquer um, sem hora marcada e inúmeras mortes acontecem em razão de um sistema burocrático de regulação de vagas”, finaliza Cida Garcêz.