Projeto de Cida Garcêz prioriza atendimento sem agendamento na área de saúde
Durante a sessão ordinária de hoje, dia 27, na Câmara Municipal de Goiânia, a vereadora Cida Garcêz ( PMN) apresentou dois projetos na área de saúde.
O primeiro obriga as academias de musculação e similares a realizarem palestras sobre o uso de anabolizantes. A matéria estabelece que o aluno deverá receber no ato da matrícula uma cartilha elaborada por profissional de educação física, alertando para os malefícios da utilização de esteróides anabolizantes, juntamente com a convocação para a participação da palestra.
Já o segundo projeto dispõe sobre a autonomia das unidades de saúde para atendimento as pacientes. Assim, ficam liberadas para atendimento a pacientes recebidos, independente de agendamento prévio em sistema eletrônico ou site, as unidades de saúde públicas de Goiânia, sejam elas de pronto atendimento ou hospitalares, respeitando-se nestes casos, a ordem de chegada do paciente ao local, bem como a avaliação da doença/enfermidade ante o nível de complexidade.
De acordo com a vereadora, sua proposta possibilitará “ que os pacientes sejam atendidos em todas as unidades de saúde, sem a necessidade de agendar hora e dia, através do site de regulação. São muitas as dificuldades de deslocamento e os constantes transtornos para cada cidadão em se dirigir de um lado para outro em nossa cidade, agravam ainda mais a situação dos doentes. Em momentos de desespero, pacientes se dirigem a certas unidades de saúde próximas à sua residência e descobrem que sua doença está inserida num contexto burocrático de regulação, um sistema falho”.
“Quero lembrar que doença não espera. Ela vem e atinge qualquer um, sem hora marcada e inúmeras mortes acontecem em razão de um sistema burocrático de regulação de vagas”, finaliza Cida Garcêz.