Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de Isaías Ribeiro institui, em Goiânia, Semana de Integração e Relacionamento com outros Países

por Patrícia Drummond publicado 28/03/2022 16h45, última modificação 29/03/2022 13h27

Foto: Mariana Capeletti

Tramita na Câmara proposta de autoria do vereador Isaías Ribeiro (Republicanos) que visa instituir, em Goiânia, a Semana de Integração e Relacionamento com outros Países. Segundo o texto do projeto de lei nº 95/2022, a semana deverá ocorrer anualmente, no início de maio, e será dedicada à realização de eventos com participação de representações diplomáticas, dos poderes constituídos do município e de entidades representativas da indústria, comércio, turismo e cultura, de forma a possibilitar maior intercâmbio econômico e cultural.

“Com frequência, as chamadas cidades-irmãs têm contato umas com as outras, fortalecendo suas semelhanças, como demografia e formação histórica, a fim de estabelecerem um laço duradouro. O principal fator global ao qual as cidades-irmãs fundamentam seu relacionamento é o conceito de correspondência. Este conceito é percebido na rede mundial, em que cidades formam um conjunto e estabelecem acordos de intercâmbio cultural, de partilha de conhecimento, ensino e políticas empresariais, além de outras atividades”, destaca o vereador, ao justificar a iniciativa.

“A instituição da Semana de Integração e Relacionamento com outros Países é oportunidade de promoção de eventos internacionais, em nossa cidade, tendo como objetivo aumentar a vinda de participantes estrangeiros, bem como incentivar a permanência deles, por meio de divulgação de outros atrativos”, acrescenta o parlamentar, lembrando que tais atividades movimentarão toda uma cadeia de entidades afins – organizações da sociedade civil de relações internacionais; Secretaria de Turismo; Centro de Convenções; operadoras e agências de viagens; organizadores de eventos; e órgãos de governo.

Incremento do turismo e homenagem

Isaías Ribeiro argumenta também que, a cada semana promovida, anualmente, Goiânia poderá pesquisar e traçar o perfil e mensurar a movimentação econômica gerada pelos turistas estrangeiros durante esses eventos, assim como avaliar a opinião deste público sobre a imagem da capital antes, durante e após as atividades realizadas. Na avaliação dele, esses resultados são de fundamental importância para o desenvolvimento de estratégias de marketing e implementação de ações, sobretudo para os atuantes do segmento turístico, sejam instituições públicas ou privadas, que tenham como objetivo a melhoria da qualidade da atividade turística em nossa cidade.

“A proposta em questão ainda é uma forma de homenagear todos os membros de representações diplomáticas em atividades permanentes no Brasil, e aqueles que trabalham especialmente pela internacionalização de Goiânia”, conclui o vereador. O projeto já recebeu parecer da Procuradoria Jurídica da Câmara e deverá ser submetido à apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, antes de ir à primeira votação em Plenário.