Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de Kajuru institui Programa Vestuário Solidário em Goiânia

Projeto de Kajuru institui Programa Vestuário Solidário em Goiânia

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 19/06/2018 12h20, última modificação 19/06/2018 12h20

Utilizar de doações de roupas, tecidos, malhas, fios, aviamentos, linhas, botões, couros, entre outros, em um Programa Vestuário Solidário é o que pretende o vereador Jorge Kajuru, PRP, através do projeto de lei apresentado na sessão de hoje (19) da Câmara. Essas doações, segundo a proposta, viriam dos desperdícios gerados pelos setores industriais, comerciais e de serviços do segmento de moda, vestuário e calçados do município de Goiânia.

Conforme Kajuru, caberia ao Programa o recebimento das doações, mas sua operacionalização estaria sob a responsabilidade dos clubes de mães, grupos de terceira idade, associações de bairros, igrejas, grupos de trabalho e centros comunitários. "Em alguns casos, por exemplo,poderá ser aproveitada a mão de obra existente em tais segmentos para suprir as necessidades da comunidade na confecção de agasalhos, cobertores, colchas, produtos de decoração e artesanatos", citou.

DESPERDÍCIO

"Na verdade", salientou o vereador, "o Programa Vestuário Solidário tem como missão principal transformar o desperdício em benefício social. Ou seja, o material não utilizado pelas indústrias e comércio, por exemplo, seria destinado às instituições que mantêm atividades de corte e costura e que necessitam de matéria-prima. Outro dado importante: o papel relevante do Programa no reaproveitamento desses resíduos industriais têxtil, contribuindo para diminuir os impactos ambientais negativos provocados pela destinação inadequada de tais materiais".

Ao final, Jorge Kajuru lembra que sua proposta não se limitará a distribuir tecidos para a sua reutilização. "Mas poderá ser feita parcerias com o Senai, Senac e instituições de curso superior e profissionalizante instaladas na capital, com a finalidade de oferecer cursos de transformação dos retalhos têxteis em peças utilitárias, capacitando jovens e adultos para a atuação nesse mercado de trabalho".

"Além das doações de roupas, tecidos, fios e aviamentos, o projeto, no artigo 2º, parágrafo III, permite a doação em dinheiro para a aquisição de matéria prima, capacitação de mão de obra e ampliação da capacidade do Programa", concluiu.