Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de lei de Sabrina Garcez propõe divulgação da Central de Interpretação de Libras em Goiânia

por Da Redação publicado 05/10/2023 07h40, última modificação 05/10/2023 15h27
Proposta prevê fixação de cartazes e distribuição de folhetos e de cartões com informações sobre telefone, endereço e horário de atendimento

A vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) apresentou, nessa terça-feira (3), na Câmara de Goiânia, projeto de lei para garantir divulgação da Central de Interpretação de Libras (CIL) em estabelecimentos públicos e privados da capital.

Segundo a proposta, a divulgação será feita por meio de fixação de cartazes em locais visíveis e de fácil acesso. O texto ainda assegura distribuição de folhetos e de cartões com informações sobre telefone, endereço e horário de atendimento do departamento.

De acordo com Sabrina Garcez, o projeto representa passo significativo em direção à inclusão e à acessibilidade para a comunidade surda. "É crucial que a comunidade surda tenha conhecimento deste serviço. É  por isso que propomos a fixação de cartazes e a distribuição de folhetos e cartões informativos em todos estabelecimentos públicos e privados que realizam atendimento ao público em Goiânia", afirmou.

A CIL integra estrutura da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas e disponibiliza intérpretes para facilitar a comunicação entre população surda e serviços de saúde, sistemas judiciais e processos de documentação civil.

Para a vereadora, a medida tornará o acesso aos serviços de interpretação de Libras mais eficiente. "A iniciativa aprimorará o acesso aos serviços de interpretação em Libras e permitirá que pessoas surdas tenham seus direitos garantidos e desfrutem de qualidade de vida melhor”, enfatizou.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora