Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de lei determina que estabelecimentos adotem dispositivos individuais para organizar atendimento

Projeto de lei determina que estabelecimentos adotem dispositivos individuais para organizar atendimento

por Guilherme Machado publicado 04/12/2019 18h50, última modificação 04/12/2019 18h48
Projeto de lei determina que estabelecimentos adotem dispositivos individuais para organizar atendimento

Foto: Alberto Maia

Foi apresentado durante a sessão plenária desta quarta-feira (4) um projeto de lei (2019/432) que obriga os estabelecimentos a instalar um sistema de organização de fila de atendimento em que cada pessoa fique com um dispositivo que se ilumine e vibre no momento que for sua vez de ser atendida. Tal método deverá substituir os tradicionais de hoje, que utilizam de sinais visuais e sonoros. 

Os locais que descumprirem poderão sofre advertência e pagar multa de R$ 500 a mil reais, em caso de reincidência. As multas arrecadas serão depositadas no Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. 

O autor do projeto, Welington Peixoto (MDB), explica que, em Goiânia, alguns bares e restaurantes, ainda que sem obrigatoriedade legal, já utilizam esta forma de comunicação para organizar o atendimento. Para ele, a medida proposta não é “desarrazoada nem inviável economicamente aos estabelecimentos”. 

O vereador justifica ainda a mudança alegando que ela atende melhor as pessoas com deficiência. “O uso de soluções simples, como a adoção de um dispositivo individual de senha eletrônica, como o pager, vai ao encontro com o texto da Lei Brasileira de Inclusão, permitindo melhor atendimento ao público, em especial, à pessoa com deficiência, e proporcionando agilidade da comunicação e da informação.” 

Ele acrescenta que a medida vai beneficiar também os clientes que não possuem deficiência. “Muitas pessoas preferem fazer outras atividades enquanto aguardam a finalização de um pedido feito num restaurante, por exemplo. Isso é possível por meio do dispositivo em questão, o que vai consequentemente resultar numa maior satisfação dos consumidores”, finalizou.