Projeto de lei obriga bancos a manter vigilantes durante funcionamento de caixas eletrônicos
Diante dos constantes assaltos a usuários de caixas eletrônicos, o vereador Carlin Café (PPS) apresentou na Câmara Municipal de Goiânia um projeto de lei que obriga as agências bancárias e cooperativas de crédito a manterem vigilância armada ostensiva nos locais onde há caixas eletrônicos durante todo o tempo de atendimento ao público, inclusive nos fins de semana e feriados.
“A ausência de vigilância armada no perímetro dos caixas eletrônicos possibilita a atuação de criminosos, que instalam dispositivos nos caixas para clonar de cartões, travar a retirada de cédulas, coletar depósitos bancários, dentre vários outros métodos visando lesar o usuário”, explica o vereador. Ele diz também que os sequestros relâmpagos também são facilitados, apesar de eles não começarem dentro das agências, mas sim terminarem com as vítimas realizando saques para os bandidos. Contudo, Carlin Café ressalta que seu projeto não contempla os caixas eletrônicos localizados dentro de estabelecimentos comerciais.
Os vigilantes deverão estar em local em que possam ter visão ampla de todos os caixas eletrônicos e terem disponíveis um telefone para acionar as autoridades policiais e um botão de pânico.
Caso vire lei, o não cumprimento pelos estabelecimentos financeiros gerará multa diária de 10 mil reais, que será dobrada caso haja reincidência.