Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de lei para divulgação de disque denúncia é protocolado hoje

Projeto de lei para divulgação de disque denúncia é protocolado hoje

por Da Redação publicado 15/04/2021 16h48, última modificação 15/04/2021 17h02
Projeto de lei para divulgação de disque denúncia é protocolado hoje

Foto: Antônio Silva

Foi protocolado nesta quinta (15), em plenário, o Projeto de Lei n⁰ 109/2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de canais de atendimento do Disque 100, para denúncia de abusos e violências contra crianças e adolescentes, bem como o Disque 180, para denúncia de violência contra a mulher durante o ensino remoto disponibilizado pela rede de educação básica pública e privada no município de Goiânia. 

De acordo com o projeto, a divulgação deverá ser realizada de forma pedagógica, no início ou final das aulas, em todas as modalidades de ensino remoto ministrado por docentes da rede de educação básica pública e privada do município de Goiânia, atendendo a devida adequação, a critério de cada unidade de ensino. 

A ideia do projeto surgiu depois de a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgar, no ano passado, um relatório com dados alarmante sobre a violência no município de Goiânia em 2019. Conforme evidenciado pelo relatório, 70% das vítimas de violência são mulheres, das quais mulheres adultas entre 20 e 59 anos são as maiores vítimas, seguidas das adolescentes de 10 a 19 anos. Em termos estatísticos, a maioria das violências ocorrem dentro da própria residência. Em Goiânia, de acordo com o relatório, 700 mulheres foram vítimas de feminicídio, isto é, assassinadas por serem mulheres, sendo que 64% das vítimas morreram ainda no local. 

Para a autora do projeto o Disque 180 é uma ferramenta essencial na defesa e proteção das mulheres vítimas de violência. “Acreditamos que a divulgação desses canais poderão auxiliar na luta contra a violência doméstica, principalmente durante este período de pandemia, em que os casos de violência tem aumentado”, conclui.

Texto da assessoria de comunicação da vereadora

Mídias Sociais
Frente Vacina para Todos

Plano Diretor
Ouvidoria da Mulher
Canal do Cidadão - E SIC

Mídias Sociais
Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Prevenção é o melhor caminho
Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

Acesso a Informação

Acesso a informação

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia