Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de lei propõe restringir jogos de futebol nos Estádios da Serrinha, OBA e Antônio Accioly, em dias úteis, antes de 20 horas

por Edição de notícias publicado 31/05/2023 14h45, última modificação 31/05/2023 14h50
Paulo Magalhães (União Brasil), autor da proposta, pede realização de grandes partidas e de decisões de campeonatos apenas no Serra Dourada

O vereador Paulo Magalhães (União Brasil) apresentou, na última quinta-feira (25), projeto de lei para realização de grandes partidas de futebol e de decisões de campeonatos apenas no Estádio Serra Dourada. A ideia é restringir jogos nos Estádios da Serrinha (Hailé Pinheiro), OBA (Onésio Brasileiro Alvarenga) e Antônio Accioly, em dias úteis, quando a partida tiver seu horário definido para antes de 20 horas, ou seja, em horário de pico.

Segundo Paulo Magalhães, em dias de jogos, o trânsito nas regiões onde localizam-se esses estádios fica péssimo. Como exemplo, o parlamentar mencionou o estado caótico do trânsito, no último dia 23 de maio, na Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu – no entorno do Estádio da Serrinha – por causa do jogo do Goiás pela Copa Sul-Americana.

"Nós estamos vivendo em país democrático. Em dia de jogo, a CMTC fecha todas as ruas ao redor da Serrinha, causando impacto muito grande no trânsito e para moradores da vizinhança. É importante lembrar que essa via, Edmundo Pinheiro, é o principal acesso ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), ao posto de saúde e de vacinação, ao Ciams do Setor Pedro Ludovico e próxima à sede da Polícia Federal em Goiás, que é uma área de segurança. Além disso, essa via é importante corredor que leva em direção ao Jardim Goiás", argumentou o vereador.

A proposta determina que o órgão municipal responsável pelo trânsito poderá, em dias de jogo de futebol, restringir estacionamento de veículos no perímetro dos estádios, como forma de garantir o ir e vir de cidadãos. A Prefeitura não poderá, em decorrência da partida, alterar fluxo de vias ou permitir circulação apenas em uma pista.

A infração ao previsto no projeto de lei importará em aplicação de multa, no valor de R$ 50 mil por jogo, sem prejuízo de apuração e de punição dos responsáveis. A restrição não se aplica ao Estádio Serra Dourada, que dispõe de toda estrutura necessária para receber grandes partidas.

Paulo Magalhães reafirmou que a realização de jogos, em dias úteis e em horários de maior fluxo de veículos, restringe o direito de ir e vir de moradores da região e nas proximidades dos estádios.

Goiânia possui o Serra Dourada, criado para proporcionar maior conforto aos torcedores; com estrutura para receber maior público, com amplo estacionamento e com acesso facilitado por avenidas largas e de baixo impacto a pedestres e motoristas. Minha proposta visa à redução do impacto e do caos urbano, em dias de jogos, nessas regiões. Não se trata de proibir as partidas", concluiu o parlamentar.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador