Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de Lucas Kitão permitirá instalação de mais antenas para celulares

Projeto de Lucas Kitão permitirá instalação de mais antenas para celulares

por joana — publicado 03/07/2017 13h08, última modificação 03/07/2017 13h08

Tramita na Câmara Municipal de Goiânia matéria que regulamenta normas para implantação de torres de telecomunicação no Município, baseada na Lei Geral das Antenas, que permitirá instalação de equipamentos que atendam a atual demanda por serviços celulares.

A iniciativa é do vereador Lucas Kitão (PSL) que falou sobre a importância do projeto. “Impossível negar a dependência contínua da tecnologia, ainda mais do telefone celular, mas por que, vira e mexe, o sinal desaparece?” questionou Kitão explicando que “o sinal é transmitido e captado por antenas dispostas em torres por toda a cidade que se conectam com outras em todo o país e a falta delas ou sobrecarga faz com que o serviço fique lento, ruim ou desapareça”. Para ele o impacto é principalmente econômico nos pequenos e médios comércios que utilizam cada vez mais as máquinas de cartão e celulares para pagamento.

A vantagem é que beneficiará a infraestrutura de redes de pequeno porte que poderão ser instaladas em postos de iluminação pública, telhados de prédios residenciais e comerciais ou em unidades móveis. “A outra vantagem é a redução do impacto paisagístico da infraestrutura já que são equipamentos menores, que poderão ficar camuflados em fachadas, com cabeamento enterrado ou em postos de iluminação e não precisam de grandes projetos de construção civil”, justificou.

De acordo com a matéria, as torres a serem instaladas não podem obstruir a circulação de veículos e pedestres; contrariar os parâmetros urbanísticos e paisagísticos; prejudicar o uso de praças e parques; impedir a visibilidade dos motoristas que circulam em via pública ou a visibilidade da sinalização de trânsito.

A matéria ainda institui, para a colocação das antenas, que sejam apresentados: Estudo de Viabilidade Técnica de Implantação da Infraestrutura de suporte, a ser analisado pelo órgão municipal de planejamento; Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e adotadas recomendações técnicas publicas pela Comissão Internacional para Proteção Contra Radiações Não Ionizantes ou outra que vier a substituí-la em conformidade da Anatel.

Com informações da assessoria de imprensa do vereador Lukas Kitão.