Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de Luciula do Recanto estabelece regras para ingresso de animais de estimação em estabelecimentos de saúde

por Heloiza Amaral publicado 16/02/2023 12h40, última modificação 16/02/2023 15h05
Pacientes poderão receber visita de seus pets, desde que animais estejam vacinados e em boa saúde

Foto: Gustavo Mendes

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em primeira votação, nesta quinta-feira (16), o projeto de lei (PL 182/2021), de autoria da vereadora Luciula do Recanto (PSD), que define regras para ingresso de animais domésticos e de estimação em estabelecimentos de saúde da capital (públicos, privados, clínicas da família, ambientes terapêuticos e asilos). De acordo com o projeto, o animal deve estar em companhia de algum familiar ou pessoa acostumada a manejá-lo, em caixas específicas, exceto no caso de cães de grande porte. É preciso, ainda, obter autorização de médico responsável e apresentação de laudo veterinário que ateste boas condições de saúde do animal, acompanhado de carteira de vacinação atualizada.

A matéria estabelece também que o ingresso de animais não será permitido em setores de isolamento, quimioterapia, transplante, assistência a paciente vítima de queimaduras, central de material e esterilização, unidade de tratamento intensivo (UTI), áreas de preparo de medicamentos, farmácia hospitalar e áreas de manipulação, preparo e armazenamento de alimentos. Segundo a vereadora, com esses cuidados, a visita do animal só fará bem ao paciente. “Pesquisas comprovam que a visita dos bichinhos contribui para recuperação dos tutores e não há nenhum risco para demais pacientes”, destaca.

O projeto segue para análise da Comissão de Saúde e depois retornará para segunda votação em Plenário.