Projeto de Paulo Magalhães visa iniciar serviço de táxi-lotação em Goiânia
Na sessão plenária desta terça (25), Paulo Magalhães (PSD) apresentou a proposta (projeto de lei nº 2019/266) de mais uma opção de transporte de passageiros em Goiânia: o táxi-lotação. O serviço é prestado por carros de táxi comuns, com o diferencial de poderem operar em rotas fixas com a capacidade máxima de passageiros (até quatro), cada um podendo embarcar e desembarcar em pontos diferentes e ser cobrado individualmente.
O vereador lembrou que o serviço existe em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Caxias do Sul - RS e Imperatriz – MA.
“Com a legalização dos aplicativos de caronas, os taxistas perderam espaço devido ao preço e a facilidade de compartilhar viagens com outros passageiros, o que é mais rentável para o motorista e mais econômico para o passageiro”, disse Paulo.
O projeto revoga a lei municipal nº 5.467, que autorizou a implantação do táxi-lotação em 1979. Contudo, ela não teve eficácia e o serviço não pôde ser efetivado. “A nova propositura dá condições reais aos motoristas para por finalmente o serviço em operação”, afirmou o vereador.
“Buscando ajudar os taxistas a ter aumento nas viagens e ainda oferecer um complemento ao transporte público, que muitas vezes é demorado e não oferece a devida segurança ao passageiro, o táxi-lotação é uma alternativa viável não apenas para aqueles que buscam mais comodidade nos deslocamentos, como também para os que querem mais segurança.”