Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de Sabrina Garcez altera lei para garantir acompanhantes de autistas em hospitais

Projeto de Sabrina Garcez altera lei para garantir acompanhantes de autistas em hospitais

por Da Redação publicado 22/02/2022 15h45, última modificação 22/02/2022 16h47

A vereadora Sabrina Garcez (PSD) protocolou, nesta terça-feira (22), na Câmara de Goiânia, projeto de lei que altera a Política de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - Lei Berenice Piana (9.844/2016).

O objetivo da proposta é conceder às crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista  TEA, no município, o direito de serem acompanhados por um familiar ou alguém devidamente capacitado, durante o período de internação hospitalar.

O Transtorno do Espectro Autista engloba diferentes síndromes que afetam diretamente o desenvolvimento do sistema nervoso central, comprometendo principalmente as habilidades de comunicação e interação social. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o TEA atinge uma em cada cem pessoas  o que representa mais de 70 milhões de diagnósticos  em todo o mundo.

Tranquilidade

De acordo com Sabrina Garcez, a internação hospitalar é uma das situações que pode gerar ansiedade e irritabilidade nos pacientes. Por esse motivo, é imprescindível que haja acompanhamento por um membro da família, capaz de transmitir calma e tranquilidade, fator fundamental para continuidade e sucesso do tratamento. Na impossibilidade de acompanhamento por familiar ou responsável, a sugestão é de que o papel seja exercido por profissional habilitado.

Em audiência pública realizada nessa segunda-feira (21), a parlamentar promoveu debate sobre autismo e preconceito na Educação. Ela explicou que também estudará propostas para adaptações na legislação a respeito do tema.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora