Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de Tatiana obriga a instalação de Câmeras nos terminais de ônibus

Projeto de Tatiana obriga a instalação de Câmeras nos terminais de ônibus

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 03/04/2018 12h05, última modificação 03/04/2018 17h56

De autoria da vereadora Tatiana Lemos, PC do B, o plenário da Câmara aprovou hoje (3), em segunda e última votação, o projeto de lei que obriga a Prefeitura de Goiânia a instalar câmeras de monitoramento nos terminais de ônibus da capital. Antes de virar lei, o projeto precisa ser sancionado pelo prefeito Iris Rezende e, posteriormente, publicado no Diário Oficial do Município.

Pelo projeto, essas câmeras serão instaladas nos locais com maiores índices de assaltos, conforme levantamento feito pela Guarda Civil Metropolitana (GCM). No caso, as empresas concessionárias ficam responsáveis pela aquisição e instalação das respectivas câmeras de monitoramento.

"As despesas com a segurança dos passageiros, com a instalação de câmeras", cita a vereadora, "não poderão ser computadas na planilha de cálculo para aumento das tarifas de ônibus. Ademais, elas terão de captar imagens em cores, capaz de permitir a identificação de assaltantes, criminosos e suspeitos, bem como deverão ficar acessíveis por um período de 120 dias".

JUSTIFICATIVA

Tatiana Lemos acredita que o prefeito irá sancionar seu projeto por se tratar, conforme ela, "de uma iniciativa de grande alcance social. Não podemos ficar omissos e indiferentes diante de situações risco imposta por ações criminosas. Portanto, o objetivo primordial da nossa proposta é previr ações de violência, aprimorando as condições de segurança nos terminais através de medidas eficazes para mudar essa realidade".

E concluiu: "O público alvo desses marginais que atuam nos terminais são trabalhadores, estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos. Eles buscam levar tudo dessas pessoas, como celulares, bolsas, fones de ouvidos, jóias, relógios e, pasmem, até marmita do trabalhador";