Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário aprova fornecimento de kit maternidade para gestantes em situação de vulnerabilidade

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 17/05/2023 11h10, última modificação 17/05/2023 15h12
Além de residir em Goiânia, solicitante do benefício deve ter realizado pré-natal na rede de saúde municipal, com comparecimento a todas as consultas. Entrega do kit ocorrerá ao fim da gestação

Foto: Mariana Capeletti

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (17), projeto de lei (PL 065/2021) para fornecimento de kit maternidade a gestantes em situação de vulnerabilidade.

Segundo o projeto, de autoria do vereador Sandes Júnior (PP), terá direito ao kit maternidade a gestante residente em Goiânia e que tenha realizado pré-natal na rede de saúde municipal. Outras exigências dizem respeito à necessidade de comparecimento a todas as consultas médicas, bem como à apresentação do cartão de gestante atualizado. Além disso, a solicitante do benefício deverá estar inscrita no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município e ter renda familiar mensal de até um salário mínimo.

Itens

De acordo com a proposta, o kit maternidade será composto por pacote de absorvente noturno com abas; fraldas descartáveis; lenços umedecidos; manta infantil; meias infantis; sabonete neutro; e creme para assaduras. A gestante receberá o kit ao fim da gestação e mediante apresentação do cartão de consulta preenchido.

"Precisamos proporcionar condições de dignidade e de tranquilidade para gestantes se sentirem amparadas em um momento tão especial da vida", afirmou Sandes Júnior.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). "A sanção da propositura é de enorme importância para gestantes em situação de vulnerabilidade", concluiu o vereador.