Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto do Centraliza é aprovado em primeira votação

Projeto do Centraliza é aprovado em primeira votação

por Quezia de Alcântara publicado 28/05/2024 11h39, última modificação 28/05/2024 11h39
Matéria do Executivo prevê incentivos fiscais para moradias e empreendimentos no setor Central
Projeto do Centraliza é aprovado em primeira votação

Foto: Gustavo Moraes Mendes

O Projeto de Lei Complementar 19/2023, que trata do Programa Centraliza foi aprovado em primeira votação na sessão plenária nesta terça-feira (28), com voto em contrário da vereadora Aava Santiago (PSDB).

A relatora da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vereadora Sabrina Garcêz (Republicanos), afirmou que a requalificação do centro de Goiânia dá um passo significativo com o Centraliza, matéria apoiada por comerciantes e entidades técnicas.

As principais mudanças propostas no relatório de Sabrina Garcêz.

- Preservação das características Art Déco.

- Identificação e preservação dos conjuntos arquitetônicos, espaços e paisagens de valor histórico.

- Autorização para o Poder Executivo remanejar recursos do empréstimo para obras e projetos do Centraliza.

- Estímulo à adequação das calçadas, execução de fiação subterrânea e ações que desestimulem o transporte individual motorizado.

- Venda de Transferência do Direito de Construir (TDC) por proprietários de imóveis tombados como contrapartida pela manutenção do imóvel.

- Respeito ao desenho universal e regras de acessibilidade.

- Oferta de vagas de estacionamento para idosos, portadores de deficiências e instalação de mobiliário urbano convencional e preferencial.

- Conservação contínua e estímulo a eventos no Parque Mutirama.

- Regulamentação de ambulantes na Avenida Anhanguera e outras áreas, com necessidade de aprovação pelo Comitê Gestor.

- A atividade econômica na parte pedestrianizada da Avenida Anhanguera ocorrerá em quiosques com licença provisória estendida.

- O Comitê Gestor do Programa Centraliza se torna órgão deliberativo, com maior participação de representantes da secretaria de Governo e da secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, da Acieg e da Ademi-GO

- Isenção de IPTU para imóveis residenciais passa a ser de 15 anos (sendo total nos cinco primeiros anos, 60% até 10 anos e 30% no restante)

- Se imóveis passarem por “retrofit”, a isenção passa para total por 8 anos, 60% até 13 anos e 30% até 18 anos

- Inclusão de lojas de instrumentos e acessórios musicais como beneficiárias de incentivos fiscais.

A matéria segue para análise na Comissão de Finanças, antes da última votação em plenário.