Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto do vereador Bessa pode transformar corrida de rua em Patrimônio Cultural de Goiânia

por Da Redação publicado 16/11/2023 11h50, última modificação 16/11/2023 17h05
Além de valorizar o esporte e de promover prática da modalidade para todas as idades, projeto de lei visa à realização de eventos e à movimentação da economia local

Foto: Divulgação

A corrida de rua já é uma febre em todo o Brasil, e em Goiânia não é diferente. Sabendo a importância do esporte para os goianienses, o vereador Wellington Bessa (DC) protocolou, na terça-feira (14), projeto de lei que reconhece a corrida de rua como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia.

Para o parlamentar, a modalidade esportiva promove saúde e bem-estar aos participantes e auxilia na prevenção de doenças crônicas. “A corrida de rua é uma atividade física que atua de forma eficaz na prevenção da obesidade, diabetes e hipertensão, além de auxiliar na qualidade do sono, redução do estresse e autoestima”, destaca.

Outros benefícios

A corrida de rua atrai milhares de pessoas, de todas as idades e condições físicas, para eventos esportivos e garante geração de emprego e rentabilidade para a economia local. “Pessoas de outros estados se deslocam para Goiânia para participar das corridas, e isso promove o turismo da capital, além de gerar mais empregos e de fortalecer nossa economia”, afirma o autor da proposta.

Segundo Bessa, a corrida de rua também garante sustentabilidade e valoriza espaços públicos. “Estes eventos esportivos acontecem em pontos turísticos de Goiânia, valorizando espaços públicos e o patrimônio das cidades, além de incentivar o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente”, explica.

Reconhecimento

Com objetivo de reconhecer e de valorizar participantes goianienses de corridas de rua, o vereador concedeu, na última segunda-feira (13), Título de Honra ao Mérito para 98 atletas que representam Goiânia na tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo. “Reconhecer o esforço desses atletas é uma forma de incentivar a prática de exercícios físicos e de garantir que novas gerações também possam exercer essa função social tão importante”, finaliza Wellington Bessa.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador