Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Em 1ª votação, Câmara aprova reconhecimento da corrida de rua como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia

Em 1ª votação, Câmara aprova reconhecimento da corrida de rua como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia

por Da Redação publicado 17/04/2024 12h30, última modificação 17/04/2024 17h28
Proposta, de autoria do vereador Bessa (DC), tem como objetivo estimular prática esportiva e realização de atividades do segmento na capital

A Câmara de Goiânia aprovou, em primeira votação, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (17), projeto de lei (PL 404/2023) para reconhecer a corrida de rua como Patrimônio Cultural Imaterial do Município.

De autoria do vereador Wellington Bessa (DC), a proposta visa ao incentivo à realização de atividades esportivas na cidade, atraindo a atenção de atletas, de empresas e de organizadores de eventos.

"A corrida de rua já é consolidada em Goiânia. Pessoas de todas as idades praticam a modalidade esportiva. Portanto, reconhecer esse esporte é dar voz aos atletas que se dedicam e que representam nossa cidade em grandes torneios esportivos, como, por exemplo, a tradicional corrida de São Silvestre”, explica Bessa.

O parlamentar ressalta ainda a importância da corrida na promoção da saúde e do bem-estar dos goianienses. "Incentivar a prática de esportes é contribuir para que as pessoas tenham mais saúde. A prática de atividades físicas contribui na prevenção de diversas doenças, como obesidade, pressão alta, doenças cardiovasculares, e influencia na saúde mental dos praticantes", argumentou.

Referência no esporte

Nos últimos anos, Goiânia se tornou referência e entrou definitivamente no mapa nacional de grandes eventos esportivos. A cidade já foi palco de eventos como a Meia Maratona Internacional de Goiás, a Maratona Internacional de Goiânia e a Corrida Sesi Trabalhador.

"Empresários de todo o Brasil apostam em Goiânia como sede de eventos esportivos. Nesse sentido, o projeto de lei fortalece esse segmento e atrai turistas e investidores do segmento fitness, o que contribui efetivamente para o crescimento econômico e para a geração de empregos na cidade”, acrescenta Bessa.

Como incentivador da corrida de rua, o vereador organiza mensalmente o “Treinão à Bessa”, evento que reúne mais de 300 participantes em cada edição. “Espaços públicos da cidade, como Parque Areião e Lago das Rosas, já receberam esse projeto. A próxima edição será realizada no início de maio no Parque Flamboyant”, conclui.

O projeto segue para análise da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador