Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto exige que seja subterrâneo cabeamento de linhas de transmissão

Projeto exige que seja subterrâneo cabeamento de linhas de transmissão

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 13/03/2018 11h55, última modificação 13/03/2018 16h33

Em primeira votação, o plenário da Câmara, por unanimidade, aprovou hoje (13) o projeto de lei do vereador Elias Vaz, PSB, que torna obrigatório no município o cabeamento subterrâneo de linhas de transmissão de energia acima de 69 quilovolt (kv). O projeto agora irá para a Comissão de Obras receber parecer e, posteriormente, ser votado em segunda votação pelo plenário.

Na votação de hoje, o projeto foi amplamente debatido, com os vereadores Paulo Magalhães (PSD), Vinicíus Cirqueira, Pros, e Juarez Lopes, PRTB, elogiando a iniciativa de Elias Vaz. Segundo ele, a proposta avança sobre um tema que precisa ser discutido pela sociedade e exige do poder público uma fiscalização mais intensa. "A verdade é que a fiação a cabo está sem controle", citou Cirqueira.

TEMPO

Ao justificar seu projeto, Elias Vaz lembra que o projeto prevê um prazo de 20 anos para que as concessionárias de transmissão e distribuição de energia elétrica atendam às novas exigências, substituindo todos os cabos aéreos por subterrâneos. ´É bom lembrar que as despesas com tais obras ficam por conta das concessionárias", frisou.

O vereador enumerou ainda uma série de de outros argumentos técnicos, ambientais e sociais na defesa do seu projeto. Ele acredita que a medida busca impedir que bairros inteiros fiquem no escuro por mais de 24 horas devido a rompimento nas rede elétricas, em épocas de chuvas. Também vai evitar acidentes com fios de alta tensão, que colocam em risco a vida do cidadão".

"Portanto", enfatizou, "o enterramento dos fios é uma medida moderna, adotada em vários países, pois representa eficiência, segurança e beleza estética. A cidade fica menos poluída com tantos fios e cabos à mostra. Infelizmente, Goiânia parou no tempo quando se trata de transmissão de energia. Os quilômetros de fiação elétrica estão fora do lugar e tempo. Um espetáculo deprimente esse emaranhado de fios pendurados nos postes".

"Outro dado positivo", concluiu Elias, "os postes a serem removidos para dar espaço para as linhas subterrâneas serão substituídos por árvores, o que vai melhorar a qualidade de vida da população".