Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto garante intérprete de Libras durante gestação e parto de paciente surda

Projeto garante intérprete de Libras durante gestação e parto de paciente surda

por Quezia de Alcântara publicado 02/12/2020 12h05, última modificação 02/12/2020 12h06
Projeto garante intérprete de Libras durante gestação e parto de paciente surda

Foto de Antônio Silva

A vereadora Léia Klébia (PSC) teve aprovado projeto de lei que permite a presença de intérprete de Libras para as gestantes que possuam deficiência auditiva, durante as consultas do pré-natal e o parto no âmbito da rede pública de saúde em Goiânia.

O procedimento administrativo para que a gestante surda tenha o benefício será definido por meio de regulamentação a ser feita pelo poder Executivo após a aprovação da matéria.

“A importância da comunicação e da linguagem na vida humana e como é essencial fazer valer esse direito, sem distinção, como questão fundamental de dignidade, garantindo acessibilidade em toda e qualquer prestação de serviço público”, justificou a parlamentar.

Léia também destacou o exemplo da “bem sucedida e inovadora ação do Governo do Maranhão, que promoveu em 2017 o primeiro parto com intérprete de Libras, de modo que conseguiu facilitar a comunicação entre médico e gestante durante o pré-natal durante a gestação e parto, garantindo mais segurança e tranquilidade para a mãe”.