Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto inclui ensino de calistenia na grade curricular das redes pública e privada

por Edição de notícias publicado 23/11/2022 16h25, última modificação 23/11/2022 16h50
Proposta é de que modalidade seja conteúdo complementar e transversal à disciplina de Educação Física para estudantes dos ensinos fundamental e médio

O vereador Lucas Kitão (PSD) apresentou, nessa terça-feira (22), projeto de lei para inclusão do ensino de calistenia na grade curricular das redes pública e privada de ensino em Goiânia. A proposta é de que a atividade física – feita apenas com uso do próprio corpo, sem aparelhos de musculação – seja conteúdo complementar e transversal à disciplina de Educação Física, como forma de evitar problemas de saúde.

Segundo o projeto, a modalidade será trabalhada junto a estudantes dos ensinos fundamental e médio. A carga horária deverá ser compatível com o calendário letivo anual, respeitadas condições de saúde de cada aluno. Caberá ao Executivo proporcionar cursos de qualificação e formação específica para professores, assim como incluir, em seus processos seletivos, necessidade de contratação de profissionais qualificados na área, de modo a assegurar o efetivo ensino de treinamento físico sem equipamentos mecânicos.

“Será um conteúdo complementar para proteção da saúde e prevenção à obesidade, com caráter pedagógico, e permitirá ao indivíduo seu pleno desenvolvimento, preparando-o para exercício da cidadania. A prática saudável da calistenia também aumentará força e flexibilidade”, justifica Lucas Kitão.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador