Projeto inclui no Calendário de Eventos do Município aniversário da Vila Mutirão
Dezesseis de outubro. De acordo com projeto de lei apresentado na Câmara pelo vereador Santana Gomes (PRTB), essa é a data a ser incluída no calendário oficial de eventos de Goiânia em comemoração ao aniversário dos bairros Vila Mutirão I e II, localizados na Região Noroeste da capital. Ao mesmo tempo, o parlamentar pretende homenagear o fundador do setor, o ex-governador e ex-prefeito Iris Rezende Machado, falecido em novembro passado, “reconhecido mundialmente pela construção de mil casas em um dia”, conforme aponta a matéria.
“Esse projeto visa oficializar, dentro do Calendário de Eventos Municipais, o aniversário da Vila Mutirão, construída em 16 de outubro de 1983 e planejada, à época, com o intuito de solucionar o déficit habitacional de famílias de baixo poder aquisitivo, evidenciado pela onda de ocupações que marcou o início da década de 1980”, destaca o vereador Santana.
RECORDE
Ao justificar a proposta, ele lembra que, com um projeto impactante, chamado de Mutirão da Moradia, o então governador Iris Rezende promoveu, em Goiânia, a construção de mil casas populares em um único dia, ganhando repercussão nacional. Além disso, pontua, a iniciativa de Iris foi destaque mundial, com citação no famoso Livro dos Recordes, o Guinness Book.
“A Vila Mutirão representou, para muitas famílias, a realização do sonho da casa própria, conquistado pela ação de seu fundador, Iris Rezende, que, naquela ocasião, assumiu o governo em meio a problemas de ordem política, social e econômica, agravados pela crise mundial do petróleo de 1981-1983, somados ao aumento do desemprego e ao expressivo inchaço populacional iniciado na década de 1960”, argumenta o parlamentar do PRTB.
Pelo projeto, o evento de aniversário da Vila Mutirão será constituído de uma semana de comemorações voltadas para atividades comunitárias, culturais, educativas e esportivas, no intuito de promover a integração das famílias e comunidades do bairro; debater os problemas do setor e estabelecer metas, diretrizes e planos voltados ao desenvolvimento sustentável com inclusão social, promoção da cidadania, preservação do patrimônio e respeito ao meio ambiente; fomentar a produção artística e cultural dos moradores do bairro; e homenagear o fundador Iris Rezende pela construção de mil casas populares em um dia, considerando o reconhecimento mundial do feito em citação no Guinness Book, o Livro dos Recordes.