Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto institui assistência odontológica obrigatória a pacientes internados em hospitais da Capital

por Patrícia Drummond publicado 17/05/2019 15h59, última modificação 17/05/2019 15h59

Foto: Alberto Maia

Assistência odontológica obrigatória a pacientes internados em unidades hospitalares do Município, consistindo em cuidados de saúde bucal; ações de prevenção, higiene e tratamento, quando for necessário. É o que propõe a vereadora Léia Klebia (PSC), por meio do projeto de lei 2019/00199, em tramitação na Câmara. A medida também prevê o atendimento dos pacientes em regime domiciliar, na modalidade home care.

De acordo com a matéria, as unidades hospitalares de Goiânia, públicas ou particulares, deverão contar com cirurgião-dentista em seu quadro de pessoal, a fim de prestar os serviços de cuidado da saúde bucal dos pacientes. E, ainda: nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), ficará assegurada a presença deste profissional como parte do corpo clínico, cabendo-lhe, com exclusividade, o atendimento ao paciente internado.

“Este projeto quer atender uma situação emergencial, quer eliminar a situação de risco iminente de morte ou de lesão irreversível. Como ignorar que seres humanos sejam internados por períodos prolongados e cheguem a uma UTI imunocomprometidos?”, questiona Léia Klebia. “Com certeza, principalmente a população de baixa renda é internada com condições bucais preocupantes. O que se pretende não é a execução de procedimentos odontológicos de rotina, mas apenas e tão somente a detecção das necessidades orais individuais e a instituição de procedimentos preventivos específicos, que só o cirurgião-dentista possui capacitação para realizar”, argumenta.