Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto institui formulário de justificativa por ausência de antedimento em Unidades Públicas Municipais de Saúde

Projeto institui formulário de justificativa por ausência de antedimento em Unidades Públicas Municipais de Saúde

por Patrícia Drummond publicado 04/10/2019 16h34, última modificação 04/10/2019 16h34
Projeto institui formulário de justificativa por ausência de antedimento em Unidades Públicas Municipais de Saúde

Foto: Alberto Maia

Apresentado nesta quinta-feira (3), o projeto de lei n° 2019/360, de autoria do vereador Sargento Novandir (Podemos), institui por obrigatoriedade o preenchimento de um formulário de justificativa por ausência de atendimento na Rede Pública de Saúde Municipal.

“A ausência de atendimento é tema de noticiário em telejornais e jornais impressos de grande circulação na Capital, o que gera enorme insatisfação na população, que, ao se dirigir aos postos de saúde, é informada sobre o problema, sem nenhum tipo de justificativa plausível”, argumenta o parlamentar.

O formulário em questão, segundo o projeto assinado por ele, deverá ser fornecido e entregue em toda a rede pública de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A não entrega do documento ou atraso superior a dez dias resultará em penalidades administrativas. Após disponibilizado na Unidade de Saúde, o comprovante deverá ser entregue ao paciente, sob solicitação do mesmo, e previamente preenchido pelo atendente - de acordo com a matéria, compreende-se como atendente o agente público que efetue o atendimento direto com o paciente, independentemente de qual função exerça na Unidade em que esteja lotado.

O registro contará com campos que tratam da indicação da unidade de atendimento, data, dados pessoais do paciente, nome completo e respectiva matrícula do funcionário, motivo da ausência do atendimento solicitado e a assinatura do servidor. Todos os campos, sem exceções, devem ser preenchidos. O formulário deverá conter, ainda, o timbre da Prefeitura Municipal de Goiânia e da SMS.

“A propositura vem com o intuito de sanar lacuna na Saúde Pública, para que não haja ausência de atendimentos injustificados e sem punições aos responsáveis”, reitera o vereador Sargento Novandir, lembrando que o projeto se embasa no artigo 5°, inciso 33, da Constituição Federal, que dispõe sobre o direito de receber informações advindas de órgãos públicos, e também na Lei de Acesso à Informação - n° 12.527/2011. 

OMISSÃO

Conforme a proposta apresentada, a recusa do preenchimento do formulário por parte do atendente, na unidade municipal de saúde, ou o preenchimento parcial, omitindo dados necessários, configurará obstrução à informação, sob responsabilidade de pena, acolhida por meio de reclamação direta à SMS. Contará como prova da recusa a lavratura de Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), que poderá dar abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), sem eximir-se das demais sanções legais vigentes.

Caso haja conduta omissa por parte da SMS quanto à falta de apuração de formulário preenchido e entregue por pacientes à respectiva Secretaria, responderá o secretário municipal de Saúde em exercício e demais agentes públicos diretamente responsáveis, por ato de improbidade administrativa, sem eximir-se das demais sanções legais vigentes.

 

(Texto produzido pela estagiária Ingrid Raquel – Convênio PUC/GO)