Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de Sabrina cria frente parlamentar de prevenção ao suicídio e pela valorização da vida da juventude

Projeto de Sabrina cria frente parlamentar de prevenção ao suicídio e pela valorização da vida da juventude

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 16/03/2023 11h40, última modificação 16/03/2023 14h21
Composto por, no mínimo, um integrante de cada partido com representação na Câmara, grupo deverá elaborar políticas públicas para enfrentamento de suicídio entre jovens
Projeto de Sabrina cria frente parlamentar de prevenção ao suicídio e pela valorização da vida da juventude

Foto: Alberto Maia

A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quinta-feira (16), projeto de decreto legislativo (PDL 010/2022) para criação da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e pela Valorização da Vida da Juventude. A matéria é de autoria da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos).

Segundo o texto, a frente parlamentar deverá contar com, no mínimo, um integrante de cada partido com representação na Câmara. Caberá ao grupo propor projetos, analisar dados, desenvolver estudos, promover seminários e audiências públicas, além de viabilizar iniciativas do Executivo e do Legislativo para prevenção do suicídio e pela valorização da vida.

"É crucial a criação da frente parlamentar, nesta Casa, a fim de compreender o fenômeno que ceifa tantas vidas de jovens. Em consequência, desenvolver políticas públicas para enfrentamento da questão. Para tanto, vamos promover amplos debates com representantes políticos, institucionais e com a sociedade civil", afirmou Sabrina.

De acordo com a vereadora, "a Organização Mundial da Saúde estima que, no mundo, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio, anualmente, sendo a quarta causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, por exemplo, 112.230 mortes por suicídio ocorreram entre 2010 e 2019 – aumento anual de 43%. Em Goiás, no ano de 2020, o índice de mortes por suicídio chegou a 3,5 por dia".

Prevenção à automutilação

Projeto de lei – também de autoria da parlamentar – para instituição da Política Municipal de Prevenção à Automutilação em Jovens foi publicado, nesta semana, no Diário Oficial do Município. Segundo Sabrina, a nova Lei possibilitará promoção da saúde mental e prevenção à violência autoprovocada. "Estima-se que um em cada cinco adolescentes já praticou autolesão não suicida pelo menos uma vez. Casos associados à depressão, à ansiedade e ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Também não descartamos abusos físico e sexual, maus-tratos e separação familiar", concluiu.