Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto institui Medalha São Francisco de Assis para protetores e entidades defensoras da causa animal

por Patrícia Drummond publicado 12/02/2020 18h44, última modificação 12/02/2020 18h44

Foto: Alberto Maia

O vereador Zander Fábio (Patriota) assina o Projeto de Resolução nº 2/2020, em tramitação na Câmara, que institui a Medalha São Francisco de Assis, a ser concedida a pessoas ou entidades que, comprovadamente, atuarem em prol da Causa Animal no Município de Goiânia. Segundo a proposta, a atuação da entidade ou pessoa homenageada pode se justificar por meio de ato comprovadamente reconhecido; trabalho voluntário; ou doação, auxílio ou contribuição em benefício dos animais, na Capital.

“O presente projeto tem a finalidade de criar uma ferramenta voltada à promoção do interesse social, com ações que visem à proteção e a preservação da saúde dos animais e, consequentemente, também das pessoas”, argumenta o vereador Zander Fábio. A denominação ‘São Francisco de Assis’ para a Medalha, de acordo com ele, se justifica no fato de “referir-se a alguém que, independentemente da religiãode qualquer pessoa, é reconhecido pelo seu amor às obras de Deus, ou seja, a natureza e tudo o que nela está inserido”.

“Ao abrir mão de toda a sua fortuna, Francisco de Assis se dedicou bastante aos animais, ao meio ambiente e aos leprosos. Assim, São Francisco de Assis é conhecido como protetor dos animais, das pessoas carentes e padroeiro da Ecologia”, destaca o parlamentar, lembrando a data escolhida para a entrega da Medalha aos homenageados, conforme o Projeto de Resolução apresentado por ele: a primeira semana do mês de outubro – que se deu em referência ao Dia de São Francisco de Assis e o Dia Mundial dos Animais, celebrados no dia 4.

Heróis

De acordo com a matéria, serão outorgadas, anualmente, 70 medalhas, em Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Goiânia. Cada indicação da pessoa ou entidade homenageada deverá vir acompanhada da respectiva biografia, com ênfase para atitude ou ação justificadora da indicação, bem como outras qualidades importantes para consubstanciar o merecimento.

“Merecedores desta medalha são todos os verdadeiros heróis do dia a dia que recolhem os animais abandonados, vítimas de maus-tratos, levam a clínicas veterinárias, onde muitas vezes ficam por meses, tamanho o estrago com sua saúde”, ressalta Zander, acrescentando que, além disso, os protetores independentes e ONGs dão comida, banho e carinho aos animais, enquanto, paralelamente, “correm atrás” de voluntários que possam ajudar tanto financeiramente quanto na busca por um novo lar para os animais resgatados.

“E fazem de suas vidas verdadeiros malabarismos; se desdobram sem medidas para poder ajudar esses seres indefesos. Na maior parte das vezes, acabam endividados. Mesmo assim, o desejo de ajudar nunca é menor que tudo isso”, arremata.