Projeto institui Programa de Vacinação para trabalhadores do sistema de transporte público urbano do Município
Instituir um Programa de Vacinação específico para imunização dos trabalhadores do sistema de transporte público urbano da cidade de Goiânia. Este é o objetivo do Projeto de Lei nº 44/2020, de autoria do vereador Milton Mercêz (Patriota), apresentado nesta terça-feira (10), em Plenário. De acordo com a matéria, as vacinas a serem aplicadas, dentro do Programa, incluem H1N1, influenza, febre amarela e meningite, além de outras campanhas definidas como prioridade pelo poder público.
“A vacinação dos motoristas e demais operadores do transporte público da Capital é de suma importância, uma vez que esses profissionais trabalham diretamente com um alto fluxo de pessoas”, destaca o vereador Milton Mercêz, ao justificar sua proposta. Conforme números apontados pelo parlamentar, Goiânia conta, atualmente, com mais de 100 mil operadores do transporte público municipal, dentre motoristas, colaboradores e despachantes. A estimativa, segundo ele, é que, junto a esse público, circulem mais 208 milhões de usuários por ano.
“Diante disso, conseguimos classificar como indispensável a imunização dos profissionais, haja vista que a maioria da epidemias se dá pela disseminação dos vírus e bactérias em ambientes comuns a pessoas infectadas e não infectadas”, pondera Milton Mercêz. “O objetivo dessa proposição, portanto, é diminuir a exposição desses milhares de trabalhadores, que, além da vulnerabilidade, também podem vir a ser agentes propagadores das patologias em questão”, acrescenta.