Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto institui Programa de Vacinação para trabalhadores do sistema de transporte público urbano do Município

por Patrícia Drummond publicado 10/03/2020 15h35, última modificação 10/03/2020 16h19

Foto: Antônio Silva

Instituir um Programa de Vacinação específico para imunização dos trabalhadores do sistema de transporte público urbano da cidade de Goiânia. Este é o objetivo do Projeto de Lei nº 44/2020, de autoria do vereador Milton Mercêz (Patriota), apresentado nesta terça-feira (10), em Plenário. De acordo com a matéria, as vacinas a serem aplicadas, dentro do Programa, incluem H1N1, influenza, febre amarela e meningite, além de outras campanhas definidas como prioridade pelo poder público.

“A vacinação dos motoristas e demais operadores do transporte público da Capital é de suma importância, uma vez que esses profissionais trabalham diretamente com um alto fluxo de pessoas”, destaca o vereador Milton Mercêz, ao justificar sua proposta. Conforme números apontados pelo parlamentar, Goiânia conta, atualmente, com mais de 100 mil operadores do transporte público municipal, dentre motoristas, colaboradores e despachantes. A estimativa, segundo ele, é que, junto a esse público, circulem mais 208 milhões de usuários por ano.

“Diante disso, conseguimos classificar como indispensável a imunização dos profissionais, haja vista que a maioria da epidemias se dá pela disseminação dos vírus e bactérias em ambientes comuns a pessoas infectadas e não infectadas”, pondera Milton Mercêz. “O objetivo dessa proposição, portanto, é diminuir a exposição desses milhares de trabalhadores, que, além da vulnerabilidade, também podem vir a ser agentes propagadores das patologias em questão”, acrescenta.