Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto obriga empresa usar sistema de GPS nos ônibus do transporte coletivo

Projeto obriga empresa usar sistema de GPS nos ônibus do transporte coletivo

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 22/08/2018 11h45, última modificação 23/08/2018 08h43

A obrigatoriedade das empresas do transporte coletivo da capital usar o sistema de GPS nos ônibus, conforme determina o projeto de lei da vereadora Tatiana Lemos, PC do B, foi aprovado na sessão da Câmara em segunda e última votação. A matéria agora será encaminhada ao prefeito Iris Rezende, MDB, para sanção ou veto. A lei entrará em vigor, se sancionada, 120 após publicação no Diário Oficial do Município.

Pelo projeto, caberão às empresas concessionárias monitorar os equipamentos do transporte coletivo, possibilitando o acompanhamento pelos usuários, em tempo real, a partir do aplicativo Móvel/app, da localização de cada veículo da frota, bem como identificar a linha que opera no momento.

ASSALTOS

Ao justificar sua propositura, Tatiana Lemos cita os assaltos, furtos "e as constantes mudanças de horário, alterações no trajeto por obras ou acidentes no percurso. Fatos que justificam a implantação do sistema GPS (Sistema de Posicionamento Global). Ou seja, o sistema vai permitir ao usuário o acompanhamento do coletivo em todo o seu trajeto e ainda informações sobre assaltos, furtos, entre outros fatos comuns no transporte coletivo".

Ao concluir, a vereadora do PC do B lembra que o sistema em uso atualmente pelas empresas "é enganador, não funciona como deveria. Isto é, o usuário não é informado sobre o horário, os ônibus que estão na linha (se vazios ou lotados) e a localização dos veículos". E arrematou; "Essa proposta já foi implantada em várias capitais, com  enorme sucesso. Goiânia pode e dever esse exemplo também".