Projeto obriga hospitais a recolher chapas de exames de Raio-X e Tomografia
Em segunda e última votação, o plenário da Câmara aprovou hoje (7) o projeto de lei do vereador Gustavo Cruvinel, PV, que obriga os hospitais, clínicas e consultórios (inclusive odontológicos), da rede pública e privada de Goiânia, a recolher as chapas de exames de raio-x, tomografia e ressonância magnética. O projeto agora será encaminhado ao prefeito Iris Rezende para sanção ou veto.
Após agradecer o apoio dos colegas, Gustavo Cruvinel disse que sua propositura tem como objetivo primordial "a preservação do meio ambiente. Na verdade, o projeto incentiva o descarte racional dos filmes de raios-x, tomografia e ressonância. Eles contém componentes tóxicos e poluentes derivados do petróleo. Esses materiais podem ficar até 100 anos em aterros sanitários antes da degradação, sem contar a contaminação do solo e lençol freático por metais pesados".
ORIENTAÇÃO
Pelo projeto, a Prefeitura terá que dispor de um local adequado e visível ao público para o recolhimento dos filmes de radiografia. Cruvinel disse ainda que seu projeto, além de defender o meio ambiente, pode ajudar cooperativas que vão recolher o material e vender para empresas responsáveis pelo gerenciamento de resíduos recicláveis.
"Infelizmente, em Goiânia não existe um local adequado para o descarte desse material. As pessoas descartam no lixo residencial por falta de orientação técnica. Ou seja, esse material acaba erroneamente no lixo comum e consequentemente nos aterros sanitários, gerando graves problemas ambientais presentes e futuros", concluiu.