Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto obriga hospitais a recolher chapas de exames de Raio-X e Tomografia

Projeto obriga hospitais a recolher chapas de exames de Raio-X e Tomografia

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 07/11/2017 13h05, última modificação 08/11/2017 11h19

Em segunda e última votação, o plenário da Câmara aprovou hoje (7) o projeto de lei do vereador Gustavo Cruvinel, PV, que obriga os hospitais, clínicas e consultórios (inclusive odontológicos), da rede pública e privada de Goiânia, a recolher as chapas de exames de raio-x, tomografia e ressonância magnética. O projeto agora será encaminhado ao prefeito Iris Rezende para sanção ou veto.

Após agradecer o apoio dos colegas, Gustavo Cruvinel disse que sua propositura tem como objetivo primordial "a preservação do meio ambiente. Na verdade, o projeto incentiva o descarte racional dos filmes de raios-x, tomografia e ressonância. Eles contém componentes tóxicos e poluentes derivados do petróleo. Esses materiais podem ficar até 100 anos em aterros sanitários antes da degradação, sem contar a contaminação do solo e lençol freático por metais pesados".

ORIENTAÇÃO

Pelo projeto, a Prefeitura terá que dispor de um local adequado e visível ao público para o recolhimento dos filmes de radiografia. Cruvinel disse ainda que seu projeto, além de defender o meio ambiente, pode ajudar cooperativas que vão recolher o material e vender para empresas responsáveis pelo gerenciamento de resíduos recicláveis.

"Infelizmente, em Goiânia não existe um local adequado para o descarte desse material. As pessoas descartam no lixo residencial por falta de orientação técnica. Ou seja, esse material acaba erroneamente no lixo comum e consequentemente nos aterros sanitários, gerando graves problemas ambientais presentes e futuros", concluiu.