Projeto obriga Saneago a instalar dispositivo que reduz tarifa de água
A instalação de um dispositivo chamado "suspiro", para eliminar ar nas medições do consumo de água, é principal exigência de um projeto de lei apresentado pelo vereador Lucas Kitão, PSL, na sessão de hoje (7) da Câmara. O projeto obriga a Saneago a instalar em todos os hidrômetros um dispositivo capaz de eliminar o ar na medição do consumo de água, nas residência e comércio da capital.
As despesas decorrentes da aquisição do equipamento e sua instalação correrão por conta da empresa concessionária, segundo o parágrafo 3° do artigo 1º do projeto. A instalação do equipamento não poderá exceder a um ano após a Lei entrar em vigor.
INDEVIDA
Ao justificar seu projeto, Lucas Kitão afirma que "os consumidores de água são vítimas da cobrança indevida em suas contas mensais. Isso porque o hidrômetro registra a passagem de água e ar indistintamente. No caso, paga não só pela água consumida mas igualmente pelo ar que não é eliminado".
O vereador garante que testes realizados comprovam a eficácia do dispositivo ("suspiro"). Segundo ele, após sua instalação, verificou-se uma redução de até 35% nos valores pagos indevidamente nas contas de água. "Atualmente já existe equipamento desenvolvido com o objetivo de eliminar o ar do registro dos hidrômetros, tendo sido objeto de análise de uma escola de engenharia de Itajubá, Minas Gerais, informou Kitão.