Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Em 2ª votação, Plenário aprova política de proteção e atenção para órfãos do feminicídio

por Michelle Lemes publicado 13/03/2024 10h45, última modificação 27/03/2024 09h42
De autoria do vereador Thialu Guiotti (Avante), iniciativa também visa assegurar direitos para vítimas colaterais da violência de gênero

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (13), projeto de lei (PL 134/2022) para instituir a Política Municipal de Proteção e Atenção Integral aos Órfãos e Órfãs do Feminicídio. De autoria do vereador Thialu Guiotti (Avante), a iniciativa visa assegurar os direitos à assistência social, à saúde, à alimentação, à moradia, à educação e à assistência jurídica gratuita, não apenas para órfãos do feminicídio, como também para vítimas colaterais da violência de gênero.

O texto prevê ainda realização de estudos de caso sobre vítimas e seus familiares envolvidos em contexto de violência doméstica ou de tentativa de feminicídio. O mapeamento – a ser atualizado constantemente – deverá subsidiar ações de prevenção à reincidência desses crimes.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).