Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto prevê cartazes com alerta sobre câncer de mama em lojas de artigos femininos

por Quezia de Alcântara publicado 07/03/2023 10h15, última modificação 07/03/2023 14h09
Materiais deverão ressaltar importância de autoexame. Dados revelam alta chance de cura quando há diagnóstico precoce

Em tramitação na Câmara de Goiânia, projeto de lei propõe afixação de cartazes informativos, em lojas de artigos femininos, para alertar sobre câncer de mama. Segundo a proposta, os materiais deverão ressaltar, inclusive, importância do autoexame. De autoria do vereador Sandes Júnior (PP), o PL 12/2022 está apto para compor pauta do Plenário.

Dados da Sociedade Brasileira de Mastologia revelam que 95% dos casos de câncer de mama, no país, têm chances de cura – se detectados de forma precoce. Para isso, realização de exames anuais e ampliação da rede de diagnóstico constituem iniciativas consideradas importantes.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2021, o Brasil registrou 66.280 novos casos de câncer de mama – com risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Na Região Centro-Oeste, a doença atingiu 57,28 a cada 100 mil mulheres – representando o segundo tipo de câncer mais comum entre a população.