Projeto prevê instalação de ganchos em banheiros
Iniciativa do vereador Paulo Borges ( PR ), foi aprovado hoje, dia 16, projeto de lei que obriga a colocação de ganchos tipo cabide ou suportes em todas as instalações sanitárias de estabelecimentos comerciais, industriais, de serviços , locais de cultos religiosos e repartições públicas. Estes cabides ou suportes servirão de apoio para a colocação de bolsas, sacolas e pertences de usuários de banheiros coletivos e deverão ser instalados em altura e tamanho que reduzam o risco de contaminação destes objetos.
Consta no projeto aprovado em segunda e última votação, que o descumprimento desta lei implicará
multa no valor de R$ 100,00( cem reais) por cabine ou vaso sanitário sem gancho ou suporte, a ser aplicada mensalmente até o efetivo cumprimento da obrigação.
Segundo Paulo Borges, sua proposta busca atender a uma atinga reivindicação das pessoas no sentido de terem um mínimo de higiene e conforto nos banheiros de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, além de locais de culto religioso e repartições públicas. “A colocação se faz necessária, especialmente em favor das mulheres que andam com bolsas, sacolas, pacotes, sem ter onde colocar seus pertences que podem ser contaminados por bactérias, germes e fungos, quando colocados no chão dos banheiros, potencializando, assim, a disseminação de doenças. A proposta também será útil ao público masculino que, muitas vezes, carrega mochilas, malas e sacolas”, conclui o vereador.