Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto prevê reaproveitamento de material asfáltico

Projeto prevê reaproveitamento de material asfáltico

por silvana — publicado 28/03/2018 14h01, última modificação 28/03/2018 14h01

Projeto de lei apresentado na sessão de hoje, 28/03 pelo vice-presidente da Casa, vereador Vinicius Cirqueira (PROS), torna obrigatório o reaproveitamento do material  fresado de asfalto ( raspa) nas ruas  não pavimentadas da Capital. Todo o material proveniente da raspa extraída de ações de recapeamento, pavimentação e correção asfáltica de logradouros públicos do município deverá ser aplicado em vias urbanas e rurais que ainda não contam com asfaltamento.

De acordo com a matéria, serão consideradas prioritárias as vias urbanas já habitadas e respeitando a ordem cronológica dos pedidos protocolados pelas associações de bairros/moradores junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos do Município.O projeto prevê ainda a proibição de cessão, disposição, venda e uso do material fresado em propriedades privadas, sob pena de crime de responsabilidade. Além de proibir o depósito do material fresado, ao longo da faixa de domínio das rodovias federais e estaduais, devido o risco de dano ambiental em decorrência da impermeabilização do solo.

REUTILIZAÇÃO

Segundo Vinicius, todo o material retirado quando se promove o recapeamento de ruas ou  a retirada das imperfeições ocasionadas pelas ondulações originadas pelo intenso fluxo de veículos pesados, “até onde se sabe, não está sendo utilizado e, Goiânia possui  inúmeras ruas sem asfalto, mantidas com restos de construção e outros tipos de  materiais que geram poeira e trazem transtornos à população”.

O vereador argumenta ainda que “tal iniciativa não gerará custos adicionais aos cofres públicos, já que o produto retirado já pertence ao município e, além disso,diz Vinicius,  a iniciativa garantirá um mínimo de bem estar aos moradores de ruas e avenidas sem o benefício, até que elas recebam a cobertura  asfáltica completa e definitiva”.