Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto proíbe abastecimento de combustíveis após acionamento de trava da bomba

Projeto proíbe abastecimento de combustíveis após acionamento de trava da bomba

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 31/10/2019 11h59, última modificação 31/10/2019 11h59

O vereador Denício Trindade, SD, apresentou na sessão de hoje (31) da Câmara projeto de lei que proíbe o abastecimento de combustíveis após o acionamento da trava de segurança da bomba.

"Continuar esse abastecimento após o acionamento da trava coloca em risco não só às pessoas como também o meio ambiente. Portanto, trata-se de uma proposta que visa evitar malefícios causados pelos combustíveis, como o benzeno, quando do abastecimento de um veículo nos postos autorizados", justificou ele.

No projeto, o parágrafo 2º determina aos postos informar aos consumidores sobre a proibição de continuar abastecimento após acionamento da trava de segurança da bomba. Segundo ele, que sejam colocadas placas ou cartazes em locais visíveis que possibilitem a identificação e a leitura da informação.

Denício Trindade cita estudo feito pelo médico Danilo Costa, da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisa realizada pelo Laboratório de Toxicologia (Latox) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. "Tais estudos", diz o vereador, "constataram a possibilidade de causar ao frentista exposto ao produto danos ao sistema nervoso central, doença hepáticas, bem como câncer relacionado ao sistema sanguíneo, como linfoma, leucemia, mieloma múltiplo. Dessa forma continuar abastecimento do veículo após o acionamento da trava apenas traz riscos desnecessários de vazamento de um produto inflamável e tóxico".