Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto proíbe desperdício de água e obriga colocação de telas em janelas de apartamentos

por Quezia de Alcântara publicado 09/12/2021 14h07, última modificação 09/12/2021 14h07

O vereador Ronilson Reis (Podemos) teve aprovado hoje, 9, em última votação, pelo plenário, dois projetos de sua iniciativa.

Um dos projetos (nº 2021/115) trata da imposição de multa, por meio de fiscalização aos cidadãos goianienses por desperdício de água, como por exemplo, lavar calçadas e molhar as ruas com esguicho contínuo de água, ignorar vazamentos em canos, torneiras, caixas d’água e reservatórios e lavação de veículos, cm exceção dos lavadores de carros e lava-jato.

O outro projeto (2021/179) obriga a colocação de grades e telas nas janelas e varandas dos apartamentos em condomínios verticais. Além dos moradores serem obrigados à instalação de proteções em suas unidades, as áreas comuns, como mezaninos, sacadas deverão ser atendidas pela administração do condomínio

As telas e redes deverão ser trocadas a cada cinco anos, segundo a proposta de Reis, que também prevê a colocação de janelas basculantes com abertura máxima de 15 centímetros para cumprimento da medida estabelecida na futura lei.

Além de notificação, que dará ao morador, o prazo de 30 dias para regularizar seu apartamento, o texto prevê multa de R$ 1 mil, reajustada anualmente pelo IPCA.